Acabamos a 2ª Fase B da Impermeabilização de AlgarveShopping cuja área foi de 12 270m2 de um total de 23 680m2.

Também fizemos a Impermeabilização dum Reservatório de água potável. Isto também no Centro comercial Algarve Shopping.

Montagem de meios

Tanto para a Fase A como para B foi montada uma torre de acesso, uma a poente e outra a nascente, para colocação do sistema de transporte de equipamentos, produtos, movimentação de lixos, etc…

Montagem do estaleiro de apoio

Na cobertura foi montado, para ambos os casos, um estaleiro móvel composto por uma estrutura coberta onde foram instalados os equipamentos de circulação e projecção do Elastómero, bem como todo o equipamento de limpeza dos elementos de aplicação, nomeadamente as

Também e dada as distâncias, foram montadas outras coberturas para colocar os equipamentos mais perto das áreas onde estávamos a actuar, por estarem muito distantes.

Estado e Reparação das superfícies

Também em toda a periferia de contacto entre as placas da cobertura, muros e edifícios se encontravam separadas cerca de 3cm para o que foi necessário fazer uma meia cana em argamassa em centenas de ml;

As zonas degradadas e/ou Alvo de diversas intervenções, nomeadamente montagem de novos equipamentos, alterações que interferiram com a cobertura e que não foram alvo de reposição, etc…, foram limpas, cheias com argamassa leve de cimento e LEKA, e regularizadas com argamassa de cimento e areia;

Os blocos de apoio de tubos e equipamento também estavam mal assentes e/ou deteriorados e tiveram que ser reparados com argamassa, maquinados e com meia cana na base;

Também em alguns equipamentos e tubagem de acesso impossível, foram colmatados com adaptações em Floormate e posteriormente revestidas com o Elastómero/Poliureia.

Preparação das superfícies

As superfícies após limpas e reparadas foram maquinadas com equipamento com pratos diamantados com aspiração constante de modo a retirara todo o material deteriorado bem como a camada superficial carbonatada.

Aplicação do Primário

O Primário de Resina Epóxy – Implas101, isento de solventes e compatível com a humidade foi aplicado em duas (2) demãos pois a primeira demão era de imediato absorvida pelo substrato por ser pobre e muito poroso.

Nas zonas mais deterioradas, nomeadamente nas juntas e fendas foram aplicadas três (3) demãos para depois se poder colocar uma fita fusível antes da projecção do Elastómero.

Aplicação do Elastómero de Projecção a Quente – Poliureia

A superfície previamente reparada e preparada foi projectada com Elastómero de Projecção a Quente QUESTOL 106W com uma espessura média de 2mm.

Todas as operações, incluindo esta, foram executadas por fases pois os detritos existentes na cobertura não preparada, eram transportados pelo vento inquinando esta o que obrigou a operações de limpeza contínuas.

Pintura e aspecto final

O Elastómero foi pintado com tinta Acrílica Alifática de modo a protege-lo dos UV’S. Também esta teve que ser feita logo após a aplicação pelos motivos atrás descritos.